Fala, sonhadores!
Já conferiram o resultado da primeira PodPesquisa Produtores, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod)? O estudo é fruto de um novo modelo da PodPesquisa original, desta vez voltada exclusivamente para entendermos o universo da produção desta mídia que cresce cada vez mais no Brasil (eu ouvi um amém?!).
Neste novo modelo, a PodPesquisa Produtores nos permite entender além das tendências editoriais e do perfil do público consumidor de podcasts, ela traz um retrato dos bastidores da produção em suas diversas nuances. Ou seja, pela primeira vez a pesquisa dá voz (sem querer fazer trocadilho e já fazendo 🤐) exclusivamente ao produtor de podcast. E eu trago aqui para vocês um resumão básico do que essa pesquisa mostra pra gente.
A pesquisa reflete 626 respostas válidas e os principais resultados são:
– 85% são moradores do Brasil.
– A maioria esmagadora (75,7%) é de homens, em sua maioria heterossexuais e, pouco mais da metade, brancos. Esse é um ponto que precisamos mudar! Temos que aumentar a diversidade dentro da podosfera, pelamor, né!
– A flexibilidade na produção alcança vários níveis de renda, tendo elasticidade maior entre os que ganham entre mil e dez mil reais mensais de renda familiar mensal.
– A Região Sudeste avança com 54,21% de participação na produção brasileira, contra o segundo lugar que é o Nordeste, que detém 19,10% desta fatia.
– No Sudeste, o domínio absoluto é do estado de São Paulo, que concentra 35,52% de toda a produção da região, contra o segundo lugar, Rio de Janeiro, com 10,47% das produções.
– Em relação à característica multitarefa dos produtores, 53,8% acumulam funções como apresentadores, editores, produtores e colunistas. Às vezes três ou quatro destas atividades ao mesmo tempo. Siiiim! A gente lava, passa e cozinha!
– 44,6% dos entrevistados prefere a hospedagem no Anchor.
– Na tendência de distribuição, o Spotify continua sendo o queridinho, liderando com 87,2% da preferência dos produtores. Na sequência, vem o ITunes, com 68%, o Deezer, com 57,1% e o Youtube vem se chegando, todo faceiro, com 19,8% da preferência.
– A pesquisa mostra que 70,3% dos produtores iniciou seus podcasts de 2018 pra cá (o que já havia sido apresentado na Pesquisa de Ouvintes 2019/2020, em função do aumento considerável da quantidade de podcasts em português). Mas a gente sabe que tem uma galerinha aí mais jurássica, os “vovôs” dos podcasts, que estão na ativa desde 2004. Não é o meu caso, eu sou apenas um “tiozão” nessa área, comecei em 2013, com o BeerCast. 🍻 😎
– A maioria dos produtores tem 1 ou 2 podcasts e, embora 65,7% ainda esteja nessa atividade por puro hobby, 24,7% já gera alguma receita com suas produções e, destes, 14,6% já possui, até mesmo, equipe remunerada. E 71,7% afirma não utilizar nenhuma empresa produtora.
O que a gente pode concluir com isso tudo? Bem, só o fato da PodPesquisa começar a sair de forma desmembrada (produtores sendo entrevistados separadamente dos ouvintes) já é um sinal de que o volume de informação gerado não comporta uma única pesquisa. A necessidade de uma análise separada começa a se fazer presente. Hoje, o Brasil conta com uma estimativa de 34,6 milhões de ouvintes de podcast no Brasil. Isso significa que, embora a atividade exista desde 2004, somente em 2019 ela teve um BOOM, graças a uma matéria de 15min no Fantástico sobre a “existência” desta mídia e a adoção dos podcasts pelo Grupo Globo como mais uma forma de levar informação e entretenimento para o público. Assim, o Fantástico acabou ajudando o podcast a “debutar” para o público brasileiro. Valeu, Fantástico!!! 😁
E podemos considerar que há, ainda, muito mato pra gente capinar por aí. Os terrenos já estão sendo ocupados, mas é uma atividade que está longe de se tornar saturada. Então, galera, enxada (e microfone) na mão, que a hora é essa!
Para conferir a PodPesquisa Produtores na íntegra: https://abpod.org/podpesquisa/.
E se você quer fazer seu podcast e não sabe por onde começar, chega junto na minha Oficina de Podcast (www.oficinadepodcast.com.br), um curso totalmente mão na massa, com carga horária de 2 horas para ajudar iniciantes na criação, produção, distribuição, divulgação e monetização de podcasts. Se você quer sair do zero, para se tornar aquela pessoa que vive do seu próprio podcast, seu lugar é comigo, nessa oficina.
Eu sou Gustavo Passi, um pai apaixonado, um sonhador incansável que gosta de pessoas e de agregar pessoas em prol de coisas boas, um agitador de inovação, empreendedor serial que já quebrou a cara e não para de aprender. Sou co-fundador dos podcasts BeerCast, EmpreendaCast e PediatraCast (também sou apresentador destes dois útimos), criador do SulaCast, podcast corporativo da SulAmérica Seguros, e o maior entusiasta da podosfera. Quando consigo ensinar alguém a trabalhar e faturar uma graninha com podcasts, fico feliz demais, mano! Atualmente sou responsável pelo escritório de transformação digital da SulAmérica Seguros e carrego a bandeira do Intraempreendedorismo!