9 maneiras de ganhar dinheiro com Podcasts

9 maneiras de ganhar dinheiro com Podcasts

As estratégias de monetização de podcast que frequentemente são bem-sucedidas envolve a intenção, envolve a consistência e envolve muita, mas muita paciência.

É ótimo ter a meta de ganhar dinheiro com seu programa, mas se você não criar uma grande demanda por seu conteúdo primeiro, até mesmo as melhores estratégias de monetização poderão cair por terra e não funcionar.

Como ganhar dinheiro com Podcasts

1.      Esteja listado em todos os principais diretórios de podcasts

Tenha a certeza de que o seu podcast está listado na Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts e outros diretórios imediatamente! Torne o mais fácil possível para os ouvintes encontrarem seu podcast e se inscreverem.

2.      Crie um podcast para um público-alvo específico e de nicho

Parece contra intuitivo, mas tenha em mente que 100 ouvintes certos são muito mais lucrativos do que 1.000 ouvintes errados. Concentre-se em criar um programa que se destaque e ofereça uma abordagem única sobre o seu tópico. Você está tentando criar um show que um grupo central de pessoas adora.

3.      Publique em todas as suas redes sociais para envolver o seu público

Publique frequentemente nas principais redes sociais e envolva os seus ouvintes nos comentários. Você quer saber mais sobre seu público e descobrir qual conteúdo eles desejam mais. Em seguida, faça alterações em seu podcast com base nesses comentários.

4.      Coloque a descrição do seu show nas notas de cada episódio

Se você ainda não colocou as notas do programa para cada episódio, comece agora! As notas do programa são uma maneira fácil de compartilhar links para os produtos do programa, página de financiamento coletivo e outros veículos.

5.      Crie um site para o seu podcast

Várias estratégias de monetização exigem que você tenha um site como base para o seu podcast e um local para vender seus produtos e serviços.

Você pode criar um site de podcast personalizado através dos hosts ou pagar por um site completo (usando um serviço como WordPress) uma vez que o torna preparado para começar a escrever artigos, vender mercadorias ou hospedar cursos online!

6.      Ofereça brindes

Seja generoso com o seu público e dê-lhes um pequeno guia, episódio extra de podcast ou outro tipo de material bônus sem pedir dinheiro. Brindes de qualidade ajudam a construir sua lista de e-mail, estabelecer confiança e deixar seu público se perguntando o quão melhor seu conteúdo pago deve ser!

Se você tentar monetizar seu programa muito cedo, provavelmente perderá muito tempo com estratégias que não produzirão resultados.

Nos estágios iniciais de seu podcast, é melhor se concentrar em construir a confiança de seus ouvintes, fornecendo-lhes conteúdo valioso e sem anúncios.

  • Escreva um e-book ou um guia detalhado;
  • Ofereça treinamentos, aconselhamentos e consultoria;
  • Hospede um webinar;
  • Crie um curso online;
  • Venda produtos físicos ou mercadorias;
  • Faça parcerias com afiliados;
  • Programa de afiliados da Amazon (Amazon Associates)

7.      Ofereça oportunidade de patrocínios e incorporação de anúncios

Patrocínios são acordos contratuais em que as empresas pagam uma determinada quantia apenas para você mencionar seus produtos ou serviços nos episódios. Como você deve ter adivinhado, ser abordado por um patrocinador geralmente significa que você já tem alguma influência no mundo dos podcasts.

Se você não for grande o suficiente para que patrocinadores o abordem, você pode fazer sua própria pesquisa para encontrar patrocinadores relevantes e entrar em contato com eles explicando por que eles deveriam pagar para promover seus produtos/serviços.

8.      Configure um programa de financiamento coletivo para o seu podcast

É importante montar um programa de financiamento coletivo assim que você perceber que o seu programa já pode se desenvolver. As estratégias de crowdfunding funcionam melhor quando você tem uma base sólida de ouvintes que demandam por conteúdo extra.

Você saberá quando é o momento certo para iniciar uma campanha quando começar a receber um fluxo constante de ouvintes pedindo mais episódios (e você precisará de tempo para fazê-los!).

9.      Peça por doações únicas ou temporais

Se você não está pronto para fazer um programa de financiamento, você pode pedir aos ouvintes do seu podcast uma doação única para compensar os custos e manter o programa no ar.

Muitos podcasters optam por fazer esse anúncio no início ou no final de cada episódio com uma meta a ser atingida.

Para encorajar as pessoas a contribuir, você pode anexar um incentivo às doações e enviar aos ouvintes um presente de agradecimento gratuito se eles doarem mais do que uma determinada quantia!

Adicione um botão do PayPal ao seu site para tornar a doação rápida e fácil.

Conclusão

Não é recomendado começar um podcast pensando apenas em ganhar dinheiro, mas com bastante paciência, paixão e a abordagem certa, você pode gerar uma receita adicional com o tempo!

Apenas certifique-se de estar entusiasmado o suficiente com o tópico do seu programa para continuar criando conteúdo de qualidade – mesmo que isso nunca produza um contracheque.

 

Por Rodilson Silva

Podcaster (host do Podcast RSS News) – Notícias e principais tendências sobre o mundo dos podcasts em poucos minutos. 🎙️ Comunicador Logístico MultiProfissional / 🔥 Estrategista Logístico e Supply Chain / Inovador Digital, fundador do Site Guia Corporativo e Host do Podcast GuiaKast.

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