Como escolher o nome ideal para o seu podcast?

Como escolher o nome ideal para o seu podcast?

Você sabe que possui ótimos conteúdos, ideias e tópicos para o seu podcast e que vai criar um público dedicado que mal pode esperar para ouvir seu próximo episódio.

Mas antes que você possa fazer isso, você precisa resumir todas as suas ideias em um único nome abreviado para que reflita a mensagem que você quer passar, um nome que seja atraente, informativo e reconhecível.

Ufa!

Sei que pode parecer uma tarefa difícil, mas certamente não é impossível.

E para ajudá-lo com essa tarefa, listamos abaixo as principais dicas e ideias a fim de ajudá-lo a identificar o nome ideal para o seu podcast.

1.      Tenha em mente o seu ouvinte ideal ao ponderar sobre o nome do seu podcast.

A criação de um avatar ou ouvinte ideal às vezes é tudo o que você precisa para tomar decisões críticas (como escolher um nome) relacionadas ao seu programa. Se uma decisão não fizer sentido para o seu ouvinte ideal, você poderá descartar e seguir em frente e assim escolher outra opção muito mais rapidamente.

Pegue um papel e caneta ou abra um documento em branco no seu computador e deixe claro sobre o que é o seu podcast. Comece escrevendo tudo o que lhe vem à mente, pergunte-se quem serão os seus ouvintes, sobre o que você vai falar, quais rumos adicionais o podcast pode tomar e muito mais.

Depois, reduza tudo isso até obter uma descrição breve do seu podcast. Durante este exercício, você verá que certas palavras e temas vão se repetindo o que ajudará a identificar o seu público em potencial com mais clareza.

E quando tudo estiver mais claro, você terá mais facilidade em resumir tudo em um título que seja ideal para o seu público e que reflita o seu conteúdo.

Simples? Não!!

Mantenha-se relevante ao tópico e desconsidere os nomes que exigem explicações adicionais ou que geram dúvidas.

 

2.      Escolha um nome que reflita o conteúdo do seu podcast

Essa é a melhor forma de mostrar aos possíveis ouvintes que eles estão no lugar certo. Se o seu podcast é sobre animais de estimação, a melhor ideia é escolher um nome que reflita isso.

Uma maneira fácil de testar se o nome do seu podcast é o ideal, é por contar aos amigos e perguntar se eles sabem do que se trata. Se eles não conseguirem adivinhar o seu tópico (mesmo que vejam a arte da capa), opte por algo um pouco mais descritivo.

Alguns podcasts brincam com as palavras, usam trocadilhos ou reproduções de seus nomes no podcast. Isso pode também ser um de ajudar o seu podcast a se destacar da multidão quando um potencial ouvinte está passando por centenas de outros programas.

3.      Incorpore o nome da sua marca

Se você ou sua marca já tem um público antes de iniciar o seu podcast, geralmente é mais fácil usar o mesmo nome. Isso ajudará as pessoas a associar seu novo podcast à uma marca já conhecida e existente.

Os seus fãs o conhecerão de outras plataformas e procurarão especificamente o seu podcast pelo seu nome. Ou, se estiverem navegando, reconhecerão instantaneamente o nome do seu podcast.

O podcast “The Joe Rogan Experience”, por exemplo, teve automaticamente um aumento na popularidade por embarcar no nome conhecido de seu fundador.

Mas cuidado! Se o seu programa começar a ganhar muitos seguidores e se tornar um sucesso, você não poderá vendê-lo exatamente porque você é o rosto dele.

No entanto, se você está começando do zero ou se tem um público muito pequeno, usar o seu nome no podcast não vai ajudá-lo a crescer. As pessoas não o conhecerão instantaneamente e não saberão do que se trata o seu podcast.

4.      Obtenha feedback da sua rede

Depois de fazer uma lista, agora é a hora de começar a pedir feedback da sua rede. Faça uma pesquisa com os amigos, familiares ou colegas de trabalho para obter as primeiras impressões e reações. É fácil se perder nas escolhas quando você já sabe o que está tentando transmitir. Ao avaliar opiniões honestas de outras pessoas, você obtém feedback crítico sobre as deficiências de seu título.

Você não precisa escolher um nome de podcast entre as sugestões de seus amigos, mas provavelmente terá muitas ideias que poderiam despertar seus próprios pensamentos. Além disso, você terá uma imagem mais clara do que seus fãs esperam de você, e isso é sempre útil!

5.      Faça o dever de casa

Evite a dor de cabeça de criar a marca do seu programa apenas para descobrir que você não pode proteger o nome de domínio porque ele já existe.

Mesmo que o nome do domínio esteja disponível, antes de escolher um nome de podcast, verifique se ele ainda não foi usado em nenhum outro lugar. O Google é um ótimo recurso que você pode usar para pesquisar domínios e nomes em diversas mídias. Você também deve pesquisar em todos os diretórios de podcast e verifique se ele ainda não está registrado.

Ao fazer a sua lista para o título do seu podcast, faça o dever de casa para garantir que o domínio e as redes sociais estejam disponíveis.

6.      NÃO inclua o nome “podcast” no título

O uso de “podcast” no título é quase sempre redundante e provavelmente não é necessário na maioria dos casos. Se um ouvinte em potencial encontrar seu programa no iTunes ou em um aplicativo de podcasts, ele já saberá que você hospeda um podcast.

Além disso, a palavra “podcast” não diz muito ao ouvinte. É melhor usar uma palavra que descreva o seu programa e exiba a sua personalidade.

Finalmente, saiba que o nome escolhido não está cravado em pedra

Se tudo isso for muita informação para você, fique tranquilo. A boa notícia é que, qualquer que seja o nome escolhido, você sempre poderá alterar no futuro, se necessário.

É claro que começar com o nome certo é sempre o melhor, mas não fique estressado a ponto de nunca lançar seu podcast. Não se apresse, pense profundamente e escolha um nome de podcast que funcione para você e para o seu público.

Escolha um nome que seja o mais descritivo possível. Dê a si mesmo a melhor chance possível de ser encontrado.

Por Rodilson Silva

Podcaster (host do Podcast RSS News) – Notícias e principais tendências sobre o mundo dos podcasts em poucos minutos. 🎙️ Comunicador Logístico MultiProfissional / 🔥 Estrategista Logístico e Supply Chain / Inovador Digital, fundador do Site Guia Corporativo e Host do Podcast GuiaKast.

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