Os 10 mandamentos dos podcasts

Os 10 mandamentos dos podcasts

No momento, muitas empresas estão iniciando podcasts como uma maneira de melhorar a marca e aumentar as vendas mais lentas do que o normal atualmente.

Em julho de 2020, existiam mais de 1,4 milhão de podcasts e mais de 76 milhões de episódios disponíveis, de acordo com o Listen Notes.

Então, talvez você tenha decidido que é hora de participar dessa tendência. Se você está procurando o microfone certo para o seu podcast, existem “10 mandamentos” que te ajudarão a configurar o seu podcast para o sucesso.

1.      Não faça pelo dinheiro

Pelo menos não diretamente. Segundo a plataforma de hospedagem e análise de podcast Castos, não apenas a maioria dos podcasts não ganham dinheiro, como a maioria deles também acabam por gastar algum dinheiro devido a despesas com hospedagem e equipamentos. O sucesso, para podcasts, raramente é medido em pelos reais ou centavos.

Trabalhos criativos como os podcasts não ganham dinheiro até que as pessoas escolham ouvir você. Leva tempo para os ouvintes decidirem que você tem valor. Portanto, se você deseja iniciar um podcast porque precisa de um salário nesta semana, você deve encontrar outra maneira de obter essa renda urgente.

 

2.      Você precisa ser um assíduo consumidor

Você jamais abriria uma pizzaria se não desejasse uma fatia. Da mesma forma, você precisa entender e aproveitar o seu meio antes de começar a transmitir a sua mensagem. Aproveite os seus podcasts favoritos e pense no porquê de você gostar tanto deles. Há muito material de pouca qualidade por aí e você pode aprender muito identificando os erros que não deseja cometer a fim de criar um podcast personalizado que se destaca dos demais.

3.      Você deve refletir bem em sua marca

Então, se você não vai ganhar dinheiro com o seu podcast, por que você deve se incomodar em começar? É porque você está construindo a sua marca, e isso significa que, a cada minuto em que você está falando com seu público, você está criando impressões da sua empresa, da sua marca ou de seus produtos.

Mesmo que você não esteja se promovendo especificamente como uma pessoa de negócios, você está se posicionando como um especialista no assunto. Pense com cuidado na imagem que deseja transmitir.

 

4.      Conheça o seu público

De acordo com o Digital News Report, 46% dos ouvintes de podcast desejam informações sobre tópicos de interesse pessoal e 39% desejam aprender algo novo.

A maioria da audição de podcast é feito em casa (64%), em transporte público (24%) ou em transporte privado, como carro ou bicicleta (20%). Cerca de 1/5 (18%) ouve geralmente quando sai para passear ou fazer compras, com uma proporção semelhante (16%) ouvem ao fazer exercícios.

Outros 16% encontram tempo ou oportunidade para ouvir podcasts no trabalho. Grupos mais jovens têm um pouco mais probabilidade de ouvir em movimento, enquanto os com mais de 45 anos têm duas vezes mais chances de ouvir em casa.

Compreender o seu público é vital e, personalizar o seu conteúdo de acordo com essas métricas, é como você conquista ouvintes fiéis.

 

5.      Não foque apenas em vender

Embora um dos objetivos do seu podcast seja criar a sua marca (e vendas, por extensão), tome cuidado para não transformar o seu programa em um chato comercial. Se as pessoas quisessem um anúncio, ouviriam um televendas.

Você sabe que seus ouvintes sintonizam o seu conteúdo por motivos de edificação pessoal, dar risadas e/ou se desligar um pouco da realidade atual. Não os afaste tentando vender seus produtos a todo custo.

 

6.      Inclua um toque pessoal ao seu conteúdo

Não estou te incentivando a divulgar todos os seus segredos para os seus ouvintes, mas encorajo você a deixar seus ouvintes conhecê-lo sempre que possível. Seu objetivo deve ser aumentar a audiência de ouvintes fiéis, e uma das maneiras de fazer isso é criar e nutrir uma conexão entre você e eles.

Esteja você fazendo podcast sobre pesca, conselhos sobre investimentos ou criação de filhos, compartilhar um pouco de sua identidade pode ajudar a dar um toque a mais e manter os seus ouvintes sempre querendo mais.

 

7.      Crie um formato que seja consistente

Embora seus ouvintes estejam buscando informações novas e interessantes, é da nossa natureza também desejar estrutura. Criar um formato em que cada episódio segue um fluxo pré determinado, ajuda seus ouvintes a se sentirem ancorados.

Eles precisam saber o que esperar. Sua estrutura não precisa ser elaborada, pode ser tão simples quanto recapitular os tópicos do episódio anterior, apresentar seu convidado ou tópico para o episódio atual e compartilhar comentários dos ouvintes.

O importante é que seu público saiba o que está por vir.

 

8.      Você deve lançar episódios regularmente

Se você lançar de maneira aleatória os episódios do seu podcast, será extremamente difícil criar um público fiel e consistente. Independentemente de você fazer um podcast diário sobre eventos ou artigos mais detalhados, uma vez por semana ou uma vez por mês, informe sempre os seus ouvintes quando eles podem esperar por novos episódios de você.

 

9.      Você precisa ser profissional

Você pode estar discutindo tópicos frívolos ou pessoais, mas isso não significa que seu podcast precisa ser desleixado. Obter um bom equipamento e editar o seu podcast efetivamente o distingue dos podcasts de baixa qualidade existente no mercado.

Desde a contratação de um freelancer para compor a sua vinheta até o investimento em um microfone de qualidade, o distingue com um profissional que valoriza e coloca sempre seus ouvintes em 1º lugar.

 

10.  Seja sociável

Além de construir a sua marca, uma das grandes oportunidades que o podcast traz é a capacidade de fazer contatos e networking. Convidar especialistas, membros da sua área de atuação e até mesmo ouvintes para participarem do seu podcast mantém o seu público entretido e envolvido. Como bônus, você será inspirado por uma variedade de perspectivas e ideias para próximos episódios.

 

Finalmente saiba que os podcasts te oferecem enormes oportunidades para alcançar os ouvintes onde eles estão, quando são receptivos.

Através do seu conteúdo, você se torna o companheiro de viagem das pessoas, a companhia ideal quando elas estão limpando a casa e um colega de treino durante a academia. Seguir os mandamentos dos podcasts o ajudará a construir a sua marca e também a cultivar ouvintes e seguidores leais.

Por Rodilson Silva

Podcaster (host do Podcast RSS News) – Notícias e principais tendências sobre o mundo dos podcasts em poucos minutos. 🎙️ Comunicador Logístico MultiProfissional / 🔥 Estrategista Logístico e Supply Chain / Inovador Digital, fundador do Site Guia Corporativo e Host do Podcast GuiaKast.

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